Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Atualização dos professores: entenda como acompanhar os avanços tecnológicos

atualizacaodosprofessoresentendacomoacompanharosavancostecnologicos

O Brasil é um dos países onde o emprego de tecnologia em diversas profissões, incluindo o setor de educação, deve aumentar nos próximos dois anos, segundo levantamento da consultoria ManpowerGroup. Para se preparar para o futuro, é necessário haver uma contínua atualização dos professores, focando nos desafios educacionais e na tendência de digitalização do ensino.

Pensando nisso, este post apresenta as principais ferramentas e plataformas tecnológicas para a educação, mostra como os jovens de hoje absorvem conhecimento no mundo digital e explica como os professores podem atualizar-se na sua área profissional. Boa leitura!

Como as tecnologias na educação evoluíram nos últimos anos?

Nos últimos anos, ferramentas e plataformas digitais foram lançadas para renovar o setor da educação formal. Dessa forma, computadores, smartphones e softwares ganharam notoriedade entre os especialistas e passaram a fazer parte, cada vez mais, do cotidiano de alunos e professores brasileiros.

Na sala de aula, esses recursos são um exemplo de como a tecnologia tem impactado a educação nos últimos anos:

  • aplicativos de realidade virtual, que simulam práticas educacionais com jogos;
  • o pacote do G-Suite, incluindo recursos como o Google Classroom e o Google Meet, que permitem a troca de saberes no mundo digital;
  • aplicação do learning analytics, que permite acompanhar os indicadores de uma turma a partir do planejamento didático e dos objetivos esperados em um semestre;
  • o programa Google de Tecnologia, que fomenta e prepara a comunidade escolar para otimizar o uso de tecnologia nos espaços sociais;
  • softwares de gestão escolar, que permitem o acompanhamento do desenvolvimento estudantil a distância.

Diante desse cenário, e pensando na pós-crise do coronavírus, o professor deve experimentar o uso de novas tecnologias em sala de aula, não apenas como uma forma de testar um recurso didático inovador, mas, sim, como uma possibilidade de renovar a metodologia tradicional, focando nos desafios da educação contemporânea.

Como os jovens de hoje absorvem conhecimento por meio da tecnologia?

A geração que está frequentando a escola, hoje em dia, é classificada como “nativo digital”, uma vez que os jovens nasceram em um mundo computadorizado, no qual o acesso à internet e a novas tecnologias é cada vez mais amplo. Por isso, os estudantes demandam recursos tecnológicos aplicados na sala de aula para absorver o conhecimento.

Por que e como os professores devem atualizar-se?

Até aqui, você percebeu que a educação passa por uma grande transformação, com nativos digitais, que aprendem melhor com a interação entre sala de aula e recursos tecnológicos, e, ao mesmo tempo, recursos tecnológicos que impulsionam o ensino e a aprendizagem em todo mundo. Por isso, é tão importante investir em qualificação. Mas a dúvida que fica é: como se atualizar?

Respondendo a questão, a dica é especializar-se com quem entende do assunto. O programa de Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, oferecido pela MUST University, ajuda a comunidade escolar a criar planos tecnológicos com base na experiência dos gestores locais. Por meio do curso, é possível gerenciar melhor os recursos e atualizar-se sobre o panorama da educação digital e o blended learning.

Neste post, você aprendeu por que é necessário investir em atualização dos professores, que precisam de preparo para os desafios da educação digital, uma vez que, nos últimos anos, ferramentas como o learning analytics e o Google Classroom revolucionaram o setor, com automação tecnológica e recursos eficazes para melhorar o desempenho dos estudantes.

Agora, compartilhe conosco a sua experiência com as ferramentas e as plataformas da educação. Deixe um comentário ao final deste material!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RELATED POSTS

Share:

[rock-convert-cta id="14154"]

POSTS POPULARES