Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Quais são os benefícios de fazer mestrado? Entenda aqui!

quaissaoosbeneficiosdefazermestradoentendaaqui

Existem muitas pessoas que podem pensar que um título de mestre é válido apenas para quem pretende seguir carreira no universo acadêmico, seja como pesquisador, seja como professor. Nada mais longe da verdade.

Apesar de a função desse curso stricto sensu ser a ampliação do conhecimento sobre um tema acadêmico e, também, a estimulação da reflexão teórica, ele também é de grande valia para os profissionais dentro do mundo corporativo.

Isso significa que são muitos os benefícios do mestrado para os interessados em ampliar o seu conhecimento, independentemente de sua área de atuação dentro do mercado. Para saber quais são essas vantagens e outros dados relevantes sobre o tema, continue a leitura do artigo que eu preparamos para você!

O mestrado no Brasil

Cada vez mais, um curso de graduação não é garantia de sucesso e qualificação do currículo. Hoje em dia, os mestrados têm atuado de uma forma mais eficiente nesse sentido, oferecendo aos profissionais possibilidades maiores de cargos e salários.

Muitas pessoas já perceberam a importância e a versatilidade de um mestrado, tendo em vista o crescimento da procura pelo curso nos últimos anos: o mestrado profissional, por exemplo, cresceu 270% no Brasil, segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Esse tipo de curso é regulamentado desde 2009 e tem como grande benefício o ganho tanto para o aluno quanto para a empresa. Isso porque, nesse caso, o objeto de pesquisa do mestrando é a sua própria atividade profissional. Ou seja, ele se desenvolve à medida que agrega os seus novos conhecimentos dentro do próprio ambiente de trabalho.

O aluno pode fazer uma pesquisa, mas também estuda técnicas e práticas capazes de atender à demanda do mercado. Vale lembrar de que o mestrado profissional, bem como o convencional, possui rigor acadêmico e científico e possibilita aos mestrandos ingressarem em um doutorado (acadêmico ou profissional) logo em seguida.

Os benefícios do mestrado

Agora que você já percebeu como um título de mestrado pode fazer a diferença na sua carreira e, ao mesmo tempo, ser acessível e adequado à sua realidade profissional, confira alguns dos maiores benefícios do curso.

Permite ter acesso a ferramentas e novas técnicas de trabalho

É fato que todo profissional, independentemente de sua experiência e área de atuação, precisa especializar-se constantemente. Afinal, os processos e as ferramentas estão sempre se atualizando e modernizando.

Não estamos falando apenas sobre o uso de tecnologias. Até mesmo um confeiteiro, que, em seu dia a dia profissional, não depende de um computador para realizar o seu trabalho, precisa estar de olho em novas técnicas, tendências e preferências do mercado.

Mas você pode estar pensando que é possível conhecer tais ferramentas e técnicas em outro tipo de curso, e não necessariamente em um mestrado — mas não é bem assim. Afinal, por receberem diferentes aportes (tanto privados quanto governamentais) para realizar as pesquisas e projetos de extensão, as universidades são justamente as responsáveis por desenvolver e disseminar essas inovações.

Você vai ter acesso a conhecimentos e tecnologias de ponta diretamente da fonte! Além de conhecer primeiro, pode alcançar outras informações “exclusivas”, como dados de pesquisas e resultados.

Possibilita conquistar melhores vagas no mercado

Como dissemos, o mercado de trabalho está de olho nos profissionais que têm um título de mestrado. Certamente, as graduações e as pós-graduações têm grande valor, mas o título de mestre agrega ainda mais no currículo.

Ao cursar um mestrado, você vai passar ao ambiente corporativo a mensagem de que está em busca de conhecimento, aperfeiçoamento, e que tem muito a entregar para a empresa. E como ela já sabe disso, vai oferecer as melhores vagas que, consequentemente, têm os melhores salários.

Isso significa que o mestrado é um investimento que vale a pena financeiramente, pois tende a ser recuperado com os cargos mais altos.

Favorece o crescimento profissional e pessoal

É claro que os benefícios de cursar um mestrado vão além dos salários. O aluno ganha — e muito — em diversos outros fatores essenciais para a sua formação pessoal e profissional, como o desenvolvimento do pensamento crítico, as habilidades de trabalho em equipe, os conhecimentos específicos e o networking.

Além disso, existe o fator “reconhecimento”, que pode fortalecer a sua autoconfiança e a sua imagem. Afinal, ter o seu nome diretamente ligado a um artigo que foi publicado em um periódico pode trazer prestígio e abrir portas importantes.

Auxilia no crescimento da empresa

Também dissemos que a empresa que emprega o profissional com um mestrado ganha bastante, e você já deve imaginar os porquês. Primeiro, porque se trata de um colaborador mais bem preparado e atualizado — muitas vezes, com o conhecimento que nenhum outro membro da equipe tem, por estar dentro da própria universidade (ou ter estado há pouco tempo).

Segundo, porque a própria realidade do negócio é o cerne do estudo do mestrando. Uma pessoa que tem o título vai ser capaz de analisar as diversas facetas da empresa, bem como os seus problemas, a partir de uma visão mais ampla. Por fim, esse profissional possui a capacidade de avaliar tanto as questões teóricas quanto as práticas da sua atuação, desenvolvendo as suas capacidades da melhor forma para os dois lados.

A MUST University como a melhor opção para o seu mestrado

A instituição tem grande influência na qualidade e nos diferenciais que o título de mestre vão proporcionar ao seu currículo. Mais do que buscar por universidades que ofereçam a formação, é preciso atentar-se a fatores que realmente vão se destacar no dia a dia de trabalho.

A MUST University, por exemplo, se preocupa em garantir aos seus mestrandos uma boa base de networking, o compartilhamento efetivo do conteúdo, a abordagem de assuntos globais, a oportunidade de fazer artigos para revistas da instituição (produção acadêmica e científica) e o contato com alunos que falam português, inglês ou espanhol.

Um exemplo de como o conhecimento e a adequação à realidade andam juntos na MUST University é que, durante a pandemia de coronavírus, os alunos se uniram para escrever um livro sobre tecnologias em sala de aula — cada um em sua casa, em um processo 100% online.

Podemos conferir, então, que os benefícios do mestrado vão muito além do conhecimento científico, e que o título é hoje um grande diferencial no mercado de trabalho. É importante ressaltar que o diploma não tem mais a validade de dez anos. Portanto, busque por uma instituição reconhecida e à frente do seu tempo.

A MUST University proporciona um diploma americano com auxílio no processo de reconhecimento no Brasil e é uma opção segura para o seu mestrado EAD. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RELATED POSTS

Share:

[rock-convert-cta id="14154"]

POSTS POPULARES