Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Como se qualificar profissionalmente? Entenda mais sobre o assunto

comosequalificarprofissionalmenteentendamaissobreoassunto

O mercado de trabalho está cada vez mais em busca de profissionais técnicos, capazes de entender a fundo as operações das empresas. Por essa razão, se você quer se destacar na sua atuação e construir uma carreira de sucesso, é importante entender como se qualificar profissionalmente.

A boa notícia é que existem inúmeros meios de investir na qualificação e melhorar o currículo. Neste post, separei ações que não podem ficar de fora do seu planejamento de carreira. Confira!

Dominar um segundo idioma

Diversas empresas, sendo multinacionais ou não, já apresentam o domínio de um segundo idioma como pré-requisito para candidatos entrarem nas seleções, principalmente para cargos com altos salários. É uma exigência comum que reflete a necessidade de uma sociedade bilíngue.

O inglês é o idioma mais requisitado nas seleções de emprego, mas profissionais que dominam o espanhol e francês como segundo idioma também encontram oportunidades em grandes empresas. No entanto, a escolha do idioma pode variar de acordo com cada nicho de atuação e as pretensões do profissional com o futuro.

Fazer cursos livres, workshops e oficinas

Cursos livres, workshops e oficinas são meios simples e úteis de se qualificar profissionalmente. Na maioria das vezes, essas oportunidades permitem que os profissionais conheçam detalhes sobre uma tendência de mercado. Nas oficinas, os professores geralmente podem avaliar, na prática, o trabalho dos alunos.

O grande diferencial desses meios de qualificação é que eles duram pouco tempo, normalmente algumas semanas ou meses. Ao buscar essas opções na sua área de atuação, sempre priorize aquelas que oferecem certificação.

Investir em graduação e pós-graduação

A segunda graduação e a pós-graduação são duas opções bastante procuradas por profissionais que estão em busca de mais reconhecimento e oportunidades com remunerações mais altas.

Diferentemente dos cursos livres e workshops, essas opções permitem a aquisição de conhecimentos mais aprofundados e específicos, além da possibilidade de aumentar o networking.

A segunda graduação e a pós-graduação servem para diferentes propósitos, por isso o profissional que está pensando em investir em uma das duas precisa fazer uma análise cuidadosa dos seus objetivos com a carreira.

Hoje, é possível fazer qualquer uma das opções a distância (Ensino a Distância EAD), o que garante flexibilidade de horários, principalmente para quem tem jornada dupla, ou seja, trabalha e estuda.

Estudar no exterior

Cursos de graduação e pós-graduação no exterior são opções viáveis que têm atraído cada vez mais brasileiros. Além das oportunidades de conhecer a fundo culturas diferentes e aperfeiçoar um segundo idioma, você tem a chance de construir uma rede de contatos a nível global e estudar nas melhores universidades do mundo.

Na busca por uma instituição de ensino para investir na sua qualificação, veja o alcance internacional que ela tem (por exemplo, veja se ela permite que o aluno conquiste um diploma estrangeiro) e se oferece meios de acessibilidade financeira, como descontos e bolsas de estudo.

Agora que você sabe como se qualificar profissionalmente, estude as possibilidades que mais se adéquam à sua realidade e se prepare. Escolher uma boa instituição de ensino é fundamental. Então, conheça a grade curricular do curso, a infraestrutura e todos os detalhes da instituições para garantir uma preparação de qualidade.

Se você gostou das dicas, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e veja o que seus amigos e familiares têm a dizer sobre o assunto!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

One thought on “Como se qualificar profissionalmente? Entenda mais sobre o assunto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RELATED POSTS

Share:

[rock-convert-cta id="14154"]

POSTS POPULARES