Como funciona o sistema de ensino nos EUA para cursos superiores? Entenda!

Iniciar uma graduação ou pós-graduação fora do Brasil é o sonho de muitos estudantes, mas nem sempre se conhece a estrutura da educação em países como os Estados Unidos. Pensando nisso, este artigo mostra como é o sistema de ensino nos EUA, com regras e etapas bem definidas, que devem ser seguidas para conferir um título profissional e acadêmico ao aluno.

Adiante, você entende como funciona a graduação e pós-graduação nos EUA, conhecendo alguns termos específicos, como Associated Degress, Bachelorïs Degress, Freshman, Sophomore, Junior, Senior, Major e Minor. Ao final, o conteúdo mostra o que fazer para dar entrada em um processo seletivo de ensino superior nos Estados Unidos. Continue a leitura!

Como é o sistema de ensino superior nos EUA?

Para responder à questão, é preciso saber, inicialmente, que o sistema de ensino superior nos EUA se divide em graduação (Associated Degress e Bachelorïs Degress) e pós-graduação (mestrado e doutorado), mas tem diferenças consistentes em relação à estrutura brasileira. Confira!

Graduação

Undergraduated é o termo que define a educação recebida pelos americanos após o diploma de segundo grau. A etapa se divide nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanidades, que compreendem cursos de curta duração, os chamados Associated Degress, e bacharelados, conhecidos como Bachelorïs Degress.

Os programas de Associated Degress podem conferir ao estudante um título universitário em diferentes áreas do conhecimento, sendo o currículo constituído por uma base teórica geral, complementada por disciplinas específicas, de acordo com a Diretora de Admission da MUST University, Giulianna Carbonari Meneghello.

Essa modalidade tem duração de 2 anos, mas os candidatos podem aproveitar os créditos, dando continuidade aos estudos, em um bacharelado de 4 anos.

Por sua vez, programas de Bachelors Degrees não apenas apresentam os alunos a conhecimentos gerais, mas também aprofundam o saber em uma área específica. Candidatos que escolhem bacharelados em filosofia, estudos culturais e estudos religiosos, por exemplo, obtêm uma licenciatura em Artes (AB). Já programas como matemática, engenharia e física concedem um título de licenciatura em Ciências (SB).

A duração do curso de graduação em uma instituição de ensino superior americana é dividido em Freshman (primeiro ano) e Sophomore (segundo ano), nas quais o estudante se dedica ao conhecimento geral, além de Junior (terceiro ano) e Senior (último ano), nos quais o aluno escolhe uma habilitação específica. A regra não é válida para Medicina, Veterinária, Direito e Odontologia, cursos que têm um cronograma diferenciado.

Existe, ainda, o Major, que é como se denomina a habilitação na qual o estudante conclui o bacharelado (como Psicologia, Biologia, Física e Jornalismo). Dessa forma, o concluinte também pode escolher disciplinas para obter o Minor, similar a uma especialização. Por exemplo: se o candidato fez o Major em Jornalismo, o Minor pode ser realizado em Jornalismo Econômico, aprofundando o conhecimento naquela área.

Diferentemente do Brasil, o sistema de ensino superior americano não prevê cursos de especialização para graduados. No país, são considerados programas de pós-graduação o mestrado e o doutorado.

Mestrado

Após a graduação, muitas pessoas desejam realizar um mestrado internacional para se profissionalizar em uma área e ampliar as oportunidades de emprego. Nos Estados Unidos, os programas se dividem nestas categorias:

  • Master of Arts (MA), para áreas como Economia, Inglês, Folclore e Antropologia;
  • Master of Science (MS), englobando áreas como Engenharia Química, Arquitetura e Ciência da Computação;
  • Master of Fine Arts (MFA), dedicado a áreas como Fotografia e Artes Cênicas;
  • Master in Business Administration (MBA), que dura em média 2 anos e é uma opção para se qualificar profissionalmente.

Em todo caso, o mestrado deve aproximar o estudante da academia, sendo, geralmente, uma etapa preparatória para o doutorado acadêmico.

Doutorado

O doutorado é a etapa que certifica que o pesquisador tem suficiente conhecimento para atuar como professor universitário. Em geral, o curso é dividido em duas partes:

  1. etapa, com duração de 3 a 5 anos, em que o estudante assiste às aulas;
  2. fase final, concluída em 2 ou 3 anos, em que o candidato desenvolve pesquisa em um tema específico.

Nos Estados Unidos, o principal título de doutorado concedido aos candidatos é o de doutor em Filosofia, o Ph.D., mas existem outros certificados de doutoramento equivalentes ao Ph.D. em outros campos do conhecimento.

Muitas escolas exigem que o estudante tenha o título de mestre para poder participar da seleção de doutorado, mas a regra não é geral, já que alguns programas aceitam a classificação para doutorado direto, sem requerer um título de mestrado do candidato.

Como é o processo de admissão para uma universidade nos EUA?

O primeiro passo para a admissão em uma universidade americana é prestar o Scholastic Assesment Test (SAT), prova obrigatória que dá acesso ao ensino superior no país e avalia o conhecimento dos candidatos em matérias como inglês, ciências, história, matemática e língua estrangeira, como explica a Diretora de Admission da MUST University, Giulianna Carbonari Meneghello.

Para realizar um curso de graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos é preciso, ainda, ter fluência em inglês, o que é atestado pelos testes do IELTS ou do TOEFL. O estudante deve, portanto, certificar-se a respeito da nota mínima requerida pelas instituições de ensino superior em cada um dos certificados de inglês como língua estrangeira.

Igualmente, o candidato deve providenciar cartas de recomendação em inglês, geralmente exigidas pelas instituições para comprovar a experiência e as qualificações do estudante. Para isso, você deve procurar um professor ou chefe, que possa relatar sobre a sua habilidade enquanto estudante ou profissional.

Após a divulgação da nota do SAT, o estudante pode iniciar o processo seletivo nas instituições que deseja iniciar a graduação ou a pós-graduação, separando, também, os documentos traduzidos necessários para validar a candidatura.

Ao final, com a aprovação em uma universidade dos EUA, basta conseguir o visto de estudante, em um consulado americano no Brasil, para dar início aos estudos.

Neste artigo, você entendeu como é o sistema de ensino nos EUA, que se divide em graduação (undergraduated) e pós-graduação (graduated). Porém, para ter sucesso profissional e conseguir estudar no país, é preciso ficar atento ao processo de admissão em instituições americanas, preparando-se para os testes oficiais e separando a documentação obrigatória para a seleção.

Gostou do artigo? Se sim, continue se informando com dicas que ajudam a realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos.

Giulianna Carbonari Meneghello – MUST University

SHARE THIS POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED
POSTS

Pular para o conteúdo