MUST explica: diferenças entre o sistema de saúde americano e o brasileiro

A gestão de saúde é um desafio para muitos países, inclusive para o Brasil. Apesar de termos o Sistema Único de Saúde (SUS), há muitas falhas que colocam a qualidade dos serviços em xeque. Por outro lado, viver o sonho americano nos EUA tem uma série de vantagens, mas é importante destacar que o sistema de saúde americano é bem diferente do que conhecemos em nosso país.

Os Estados Unidos tem algumas modalidades em seu sistema de saúde que fornecem assistência gratuita a um número bem limitado de pessoas, uma vez que existe uma série de critérios. Portanto, a grande maioria é privatizada, baseada na lei de mercado da oferta e procura.

Então, venha conhecer mais sobre as diferenças presentes entre o sistema de saúde americano e o brasileiro e entenda mais sobre cada um deles!

Como funciona o sistema de saúde americano?

Mesmo que conte com um sistema público de saúde, os serviços americanos oferecidos nem sempre são 100% gratuitos. Isso se deve, principalmente, pela forte interferência do setor privado. Portanto, essa fragmentação tem forte impacto no sistema de saúde americano, em que a população de menor poder aquisitivo sofre mais pela falta de acesso.

Andressa Juliany, aluna do programa de mestrado em Healtcare Management da MUST University, conta que a saúde americana é regida por sistemas conhecidos por Medicare e Medicaid: “esses são sistemas que contratam empresas, hospitais e planos de saúde privados para prestarem a devida assistência à saúde dos grupos abarcados, sendo o governo responsável apenas pelo repasse financeiro”, explica.

Sobre o Medicare e o Medicaid, devemos ressaltar que eles são importantes programas de assistência à saúde, funcionando como um plano de saúde estatal, que conta com co-participação dos beneficiários e que tem se aperfeiçoado ao longo dos anos, especialmente em 2010 com as expansões realizadas pelo então presidente Barack Obama.

Medicare

O Medicare é um programa federal de plano de saúde que foi criado em 1965. O intuito era oferecer atendimento para todas as pessoas com 65 anos ou mais, independente de renda ou histórico de doenças. Desse modo, o programa foi expandido em 1972 para cobrir pessoas com menos de 65 anos com doenças permanentes (a exemplo de doença renal em estágio final e Esclerose amiotrófica lateral).

Esse programa é um plano estatal que paga por internações hospitalares, cuidados críticos, serviços de saúde mental e algumas visitas domiciliares. Além disso, cobre consultas médicas, ambulatoriais, serviços de prevenção e custeia alguns medicamentos.

Todavia, Andressa explica que, apesar de gratuito, não cobre todos os exames ou procedimentos necessários. “Muitas vezes o beneficiário precisa desembolsar valores exorbitantes para ter acesso ao tratamento necessário, como é o caso de serviços de cuidados de longa permanência, serviços odontológicos e oftalmológicos”, expõe.

Medicaid

Já no que diz respeito ao Medicaid, este é o principal programa de plano de saúde público americano e a maior fonte de cobertura assistencial para pessoas de baixa renda. De modo geral, o Medicaid paga pela cobertura de saúde para adultos que não conseguem arcar com os altos preços. Dessa maneira, a cobertura é feita em serviços de emergência, de longa permanência, planejamento familiar, internações hospitalares, dentre outros.

Quais as principais diferenças entre o sistema americano e o brasileiro?

O nosso sistema de saúde é universal. O SUS oferece diversos tipos de atendimentos e especialidades de forma gratuita para toda população, independentemente da classe social. Assim, o governo é o provedor da saúde pública no país, que financia e regula os recursos para o setor.

Andressa reconhece a importância desse sistema e ressalta que “no Brasil há saúde pública distribuída com base nos princípios da universalidade, equidade, integralidade, hierarquização, regionalização, descentralização e participação social, e nada disso existe nos EUA”, conta.

Portanto, sistemas como Medicare e Medicaid são marcos históricos no Governo estadunidense. Dessa forma, ele toma para si a responsabilidade de arcar com custos de cuidados de saúde, ainda que voltado para grupos específicos e com muitos requisitos para participação.

Como o Mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde prepara profissionais?

O Mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde fornece conhecimentos técnicos e desenvolve competências para formar profissionais que sejam administradores e gestores eficientes. Os trabalhadores da área devem saber a importância de respeitar a diversidade de seus pacientes.

Para Andressa, essa é uma questão humanitária e que merece atenção, não importa em qual lugar do mundo profissional o paciente estejam. Por isso, o mestrado é uma formação que tem grande impacto nos atendimentos.

“É fundamental saber adequar seu linguajar ao do seu paciente; da importância de prestar informações para a tomada de decisão plenamente autônoma da pessoa. Ter empatia e saber acolher durante um atendimento, conhecer os riscos aos quais sua profissão o submete e como evitá-los ou minimizá-los”, esclarece Andressa.

Por meio de uma boa gestão, a unidade de saúde poderá entender melhor, através da análise e tratamento de dados, quem são os seus pacientes. Aspectos como idade, etnia, gênero, problemas mais recorrentes, quais são as demandas e outros detalhes ficam mais evidentes. A partir disso, se observa em qual setor ou área é mais aconselhável investir, que tipos de profissionais devem priorizar na contratação e outros fatores.

Andressa que foi aluna da MUST University diz que “tudo isso que foi citado o Mestrado em Gestão dos Cuidados da Saúde ensina, de modo, então, que prepara o profissional para um mercado cada vez mais exigente e o torna mais qualificado e potencialmente desejado”.

O Mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde da MUST University é um curso interessante para entender mais sobre o sistema de saúde americano. Portanto, essa formação é capaz de fornecer aos profissionais da área os novos conhecimentos e habilidades necessárias para serem eficientes em um ambiente de constantes mudanças. Como resultado, você investirá em uma carreira de sucesso.

Aproveite e agarre essa oportunidade de aperfeiçoar sua vida profissional! Entre em contato com a gente e conheça mais sobre esse curso!

SHARE THIS POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELATED
POSTS

Pular para o conteúdo