Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Qual é a importância das tecnologias emergentes em educação?

qualeaimportanciadastecnologiasemergentesemeducacao

Nunca foi tão necessário pensar em tecnologias emergentes em educação. Seja por fatores externos, seja por internos, o sistema educacional mais do que nunca precisa de uma reestruturação. O mundo mudou, se tornou mais tecnológico, e quem não acompanha essas mudanças está fadado a ficar obsoleto e ser substituído.

Temos vários exemplos de como é importante trabalhar essa mudança. Entre em uma sala de aula e acompanhe o esforço que qualquer professor faz para manter a atenção do aluno. São celulares, tablets e a imensa possibilidade que o mundo virtual traz que, constantemente, mostram que prestar atenção a qualquer matéria é uma perda de tempo.

Por isso, dominar cada vez mais a tecnologia é fundamental para quem quer educar. Neste texto, vou explicar como ela pode mudar a educação. Confira!

Como a tecnologia está se desenvolvendo no setor educacional?

De todos os setores essenciais para o desenvolvimento da humanidade, a educação talvez seja o que menos mudou. Enquanto várias áreas implementavam sistemas tecnológicos, o setor educacional continuava com os mesmos padrões de ensino: aluno em sala de aula, e o professor passando conteúdo por meio de uma lousa.

Porém, recentemente, até por conta da pandemia do coronavírus, foi necessária uma adaptação forçada dos processos tradicionais de ensino à tecnologia. Durante boa parte do ano de 2020, o ensino acontece obrigatoriamente a distância, pela internet.

Isso quer dizer que antes não existiam professores fazendo vídeos e ensinando por meio da rede? Na verdade, já havia, inclusive no próprio Youtube, porém comparado com a imensidão de acessos hoje, principalmente da educação pública, ainda é bem pouco. Logo, como agora podemos avaliar o uso da tecnologia no setor?

O uso da tecnologia na sala de aula

A tecnologia pode trazer diversos benefícios para a sala de aula, além de atualizar os métodos tradicionais. Ela auxilia para que os professores também se adaptem ao novo e saiam da sua zona de conforto. Além disso, pode proporcionar transformações importantes, como:

  • melhor planejamento escolar, com uma construção mais otimizada e flexível;
  • avaliação de desempenho, já que é possível coletar dados dos alunos com precisão, calculando a suas médias e transformando essas informações em auxiliares para criar uma grade que atenda ao problema dos estudantes;
  • uso de materiais visuais, o que ajuda a aumentar a interatividade, proporcionando uma melhor experiência visual e prendendo a atenção do aluno.
  • melhora da geração de planos de aula.

Qual é a importância de usar as tecnologias para a educação?

Como vimos, o uso de tecnologia traz uma série de benefícios para a educação, principalmente quando pensamos nas salas de aula. Um dos maiores problemas para o professor é manter seus alunos atentos e interessados no que ele tem para ensinar. Ainda mais hoje, com os diversos dispositivos que capturam a atenção dos estudantes.

Logo, a escola tem duas escolhas: ou continua com o sistema obsoleto e não atinge o objetivo esperado, ou se adapta, procurando investir em tecnologias e formas de tornar o ensino mais interessante. Nesse ponto, a tecnologia proporciona muitas possibilidades para o ambiente escolar. Separamos algumas a seguir.

Liberdade de ensino

Uma maior flexibilidade pode surgir ao usar o computador como ferramenta de ensino. O professor se transforma em um guia, e o estudante tem a liberdade para tomar as rédeas do seu aprendizado. Ele terá acesso a informações, imagens e vídeos e, tendo o professor como mediador, poderá adaptar a melhor forma de absorção do conhecimento.

Maior espaço para a individualidade

A interação por meio da tecnologia, seja usando um computador, seja um tablet, oferece ao aluno a chance de adequar as matérias de acordo com as suas necessidades. A própria escola pode auxiliar nesse processo, desenvolvendo materiais específicos que podem ficar disponíveis.

Um estudante com deficiência cognitiva, por exemplo, pode ter acesso a conteúdos feitos de acordo com sua condição para acompanhar os outros alunos em níveis mais avançados.

Maior interatividade entre ensino e aluno

Outro destaque vai para a interatividade. Afinal, o digital proporciona acesso a diferentes tipos de mídia, como vídeo, áudio, imagem ou texto. O aluno terá uma experiência muito mais rica para entender diferentes matérias e explicações mais interativas.

É possível, inclusive, desenvolver jogos que, além de divertir, são capazes de ensinar os estudantes, melhorando a resposta deles em relação aos assuntos tratados e gerando mais satisfação.

O que é mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação?

Neste ponto, em que discutimos como a tecnologia é uma ferramenta muito importante para educação, precisamos saber de que forma é possível preparar-se. Estar atento às mudanças tecnológicas é uma forma de não só estar mais de acordo com o mercado, mas proporcionar uma melhor interação entre o professor e o aluno.

Mas como, sendo professor, é possível fazer isso? Existem diversas maneiras, como a pesquisa do assunto por conta própria ou a especialização por meio do mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação.

Trata-se de um programa de mestrado desenvolvido pela MUST University, com o intuito de oferecer o conhecimento necessário para entender as tecnologias e desenvolver planejamentos de acordo com as diversas ferramentas digitais. Professores são preparados para que saibam usá-las e sejam capazes de transformar o meio.

Além disso, eles serão capazes de gerenciar as ferramentas tecnológicas e pessoas, entendendo como utilizar a tecnologia para tornar o ensino mais eficaz e melhorar a relação com os alunos.

Ao longo deste texto, falei sobre a importância do meio tecnológico para o ensino e expliquei como o mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pode auxiliar professores a melhorar sua maneira de ensinar. Lembrando de que, cada vez mais, é importante que o ensino esteja preparado para as tendências digitais, não enxergando essas mudanças como inimigos, mas encontrado formas de torná-las suas aliadas.

Iniciativas como o mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação são maneiras de entender e aprender a utilizar as diversas tecnologias disponíveis para aproximar o aluno da escola, trazendo mais interatividade para o ensino e atingindo melhores resultados.

Se ficou interessado em entender mais sobre os trabalho da Must Edu e o que os nossos cursos e mestrados oferecem, convidamos a conhecer mais sobre o nosso trabalho!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RELATED POSTS

Share:

[rock-convert-cta id="14154"]

POSTS POPULARES